Brechó Ecosolidário

O Brechó Ecosolidário é um grande encontro de economia solidária, onde seus participantes tem a possibilidade de praticar o consumo sustentável e consciente, trocando seus objetos usados por objetos usados de outras pessoas. O evento é realizado desde 2006 e esse ano será realizado nos dias 20 e 21 de Outubro no Parque da cidade.

O evento acontece anualmente em local público, possui um mercado de produtos oriundos de cooperativas, diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), atividades formativas (oficinas de educação ambiental e permacultura) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, etc).

Programação

No Brechó 2012, discussões públicas nas chamadas “Ágoras” vão tratar sobre: “Transição para o pós capitalismo: Novas formas de produção e consumo sustentáveis”, “Governança Cívica Mundial: proposta para superar a crise”, “Indivíduo, família e comunidade: construindo o novo viver” e “Cidades sustentáveis: vida simples e solidária para o bem viver de todos”.

O Brechó Eco Solidário é a expressão brasileira da rede Dialogues en humanité, que teve origem em 2002 em Lyon, na França, e vem se descentralizando. Hoje está presente em países tão diferentes quanto Índia, Marrocos, Alemanha e Etiópia, dentre outros. A rede baseia-se no diálogo público sobre os desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade e propicia a experimentação de soluções inovadoras da própria sociedade para fazer face a esses desafios.

Vários participantes estarão em Salvador ampliando as discussões e o diálogo com o público, dentre eles Marcos Arruda (um dos fundadores do movimento da Economia Solidária no Brasil), Nelton Friedrich (diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu), Antanas Mokus (ex-prefeito de Bogotá) e Ryadh Sallem (organizador dos Diálogos em Humanidade de Paris e campeão da Europa de handebol de cadeira de rodas).

Acompanhe o Brechó nas redes Twitter,  Facebook e Blog Não deixe de participar!

Deixe um comentário