Ou seja…Cerveja.

Sempre que buscamos em alguns sites e blogs novidades sobre o mundo da Publicidade, encontramos algo relacionado a bebida alcoólica. Propagandas de cerveja são, em sua maioria, criativas e conseguem chamar bastante atenção do público além dos seus consumidores. Ações envolvendo a conscientização no consumo da bebida vão pelo mesmo caminho.

A bolacha consciente.

Essa ação foi realizada em um bar de São Paulo. Aconteceu de forma bem simples, ela foi usada no bar e inicialmente a “bolacha” oferece uma certeza, como na imagem acima. Após o contato com o líquido, “suor do copo”, uma nova mensagem é revelada “Que tal uma carona? ”

Em relação as redes sociais, marcas de cerveja como Cerveja Antarctica,  Budweiser Brasil e Skol, juntamente com mais 3 perfis da bebida  movimentaram as redes sociais como Youtube, Twitter e Facebook, de acordo com o site Exame.com.  Consideradas campeãs de engajamento e interação com os consumidores. 

A Brahma, patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, também lançou recentemente uma campanha para chamar atenção do povo brasileiro sobre o otimismo x pessimismo em relação a copa que será realizada no país.  

Só não podemos generalizar no quesito sucesso. Algumas chamam muita atenção, mas nem sempre é de forma positiva. O Conar ( Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária)  faz observações sobre propagandas de cerveja constantemente. Muitas campanhas são julgadas e retiradas, além do pedido de modificação. Marcas como Devassa, Skol e Itaipava já receberam advertências do conselho.Essa campanha da Devassa, por exemplo, foi considerada como conteúdo racista e sexista. Considerada como um veículo de imagem deturpada da mulher negra, além da redação da peça: “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra. Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado”

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