Semana da Comunicação – UNIFACS

Para aqueles que não puderam participar da Semana da Comunicação na UNIFACS – realizada pelo DAPP com apoio da Gritto Comunicação e Versa Comunicação – aqui vai um resumo do que rolou durante o evento.

Marketing na gastronomia – Cristiano Sampaio
O professor e também gastrônomo Cristiano Sampaio, que traz um pouco da utilidade da gastronomia no marketing que pode ajudar, por exemplo, como forma de chamariz de clientes em lançamentos de vinhos que são bebidas e de um segmento diferente, a gastronomia proporciona experiências que aliam um produto a outro perante um cliente.
E o marketing na gastronomia que é de extrema importância e isso é básico, a partir de um lançamento de um novo produto ou restaurante os proprietários das marcas ou produtos podem, usando os produtos alimentícios, fazer diversas ações de degustação, por exemplo, que interage muito com as pessoas e atrai por se tratar de alimento.
A palestra é muito interessante, pois consegue fazer um link entre duas áreas muito interessantes que é o marketing e a gastronomia, que atrai muitas pessoas por serem áreas requisitadas e muito interativas, áreas que quem atua em ambas ama o que faz e isso foi perceptível no palestrante que trabalha com as duas!
É isso ai, essa foi apenas uma das palestras que aconteceu nessa semana de comunicação, mas ainda terá muito mais.

Janine Martins!

Análise semiótica de VTs publicitários – Vanessa Brasil
Vanessa Brasil analisou VTs com base nas “Divas do cinema na publicidade”, de primeira ela já mandou logo uma dica para a galera, ter foco e recortar objetivos.
Logo em seguida ela passou para Hollywood, a famosa ‘fábrica dos sonhos’. As propagandas produzidas lá entram no nosso inconsciente. A simetria nos anúncios é algo fundamental, eles querem que a gente ame e adore a marca antes mesmo de consumir o produto.
Marilyn Monroe era a diva que inspirava, naturalmente sexy e assim a publicidade vai se aproveitando dela para propagandas de carros, perfumes…
Vanessa mostrou vários filmes da propaganda feitos por mulheres que realmente eram as musas de Hollywood, que não mediam esforços na sedução em propagandas de batom e perfume.
Assim, a palestrante deixa mais uma dica: – Espelhos são indispensáveis em propagandas sedutoras e sussurros chamam mais atenção.
Vanessa Brasil finaliza sua palestra dizendo:
– “Se propaganda engana, me engana assim que eu gosto.”

OBS: Hoje todos os vídeos mostrados por Vanessa Brasil foram feitos por diretores de cinema.

Karen Uchôa

Palestra sobre Mídias Sociais PaperCliq – Agência de Comunicação e Estratégia Digital.
Palestrante Renata Cerqueira, graduada em Jornalismo.

Praticamente todos os internautas do Brasil acessam as mídias sociais, e as classes A, B e C têm a mesma participação no acesso (45%).

Com a internet as informações não se perdem com o tempo, ficam registradas, diferente de uma comunicação boca a boca.

Nas mídias sócias:
10% Editam/Moderam/Influenciam
33% Publicam/Mantem/Criam
44% Assistem/Comentam/Participam
83% Compartilham
96% Assistem/Leem/Ouvem

Nos trabalhos promocionais te que ser feito coisas simples, muito trabalho o cliente acaba não participando. É importante ter relevância e planejamento estratégico para chamar atenção. Competição entre o publico gera mais visibilidade para a empresa, pois os clientes nas redes sócias ficam querendo ser sempre melhor que o amigo, fazendo assim o nome da empresa aparecer cada vez mais nas ultimas atualizações do facebook por exemplo. E é sempre bom agir com relevância pensando no seu publico.
Na opinião da Renata (a palestrante) o momento viral é o que mais mata as agencias hoje em dia. Quem faz um produto ou vídeo torna-se viral é o publico. Não tem como uma agencia dizer que o produto é viral antes mesmo dele ser lançado. Viral tem uma estica tosca, porque é simples.

Existem diferenças entre mídia social, sites e redes sociais, mais muitas pessoas confundem, assim Renata explica:
– Mídia social: compartilhar conteúdo com usuários.
– Sites: é o facebook, orkut, blog… (sites de redes sociais)
– Rede social: pessoas interativas, trocando e compartilhando informações.

* Mídia social abrange sites que abrange redes sociais.

68% dos internautas recomendam a marca para outras pessoas.
130% conectados ao facebook.
25% dos usuários usam as redes sociais para ajudar nas compras.
70% acreditam em informações postadas na internet.
Em salvador 77% pessoas acompanham mídias sociais.

Se você tem interesse em trabalhar com mídias sociais, as formas de entrar são:
– Agencia de publicidade
– Agencia digital
– Assessoria de comunicação
-Departamento de comunicação e marketing

Renata Cerqueira deixou um link para baixar o livro que a PaperCliq disponibilizou na internet. Para acessá-lo, clique aqui

Karen Uchôa

RX30 PRODUTORA
Palestrante Mauricio Xavier, graduado em economia, jornalismo e direito.

Mauricio Xavier começou sua palestra contando um pouco da RX30. Eles estão em salvador a 21 anos. No inicio o objetivo era fazer televisão, mais acabaram caindo na propaganda por questões econômicas, questões de sobrevivência.
Ele afirma que a atividade industrial tem um poder de criatividade magnifica e que a área de audiovisual requer muito da pessoa. O horário é intenso, mas é flexível e na publicidade se você é talentoso o capitalista vai atrás de você.  O mercado quer pessoas com potencial e habilidade.

Os vetores de comportamento são os direitos autorais, ética, código de defesa do consumidor (não estamos livres para pensar, existe limites) e ancine.
No roteiro tem a ideia, técnica e elementos, decupagem, pré-produção, informação de criação e informações do diretor (Cada diretor é diferente do outro, cada um usa a sua subjetividade de forma diferente e tem visões diferentes. Ele constrói informações a partir das informações de criação).

Os profissionais envolvidos nesse ramo audiovisual:
– Produtor. Responsável pela logística da materialização do filme; recursos humanos; técnico; materiais; check list e agenda. É muito importante para um produtor ter um catalogo telefone, contato para ele é indispensável.
– Diretor. Responsável pela concepção do filme enquanto obra audiovisual.
– Diretor de fotografia. Responsável pela luz, atmosfera e ambiente a ser transmitido.

Mauricio deixou dicas importantes:

Seja figurante de filmes, assim você conhece um estúdio e ganha experiência. É só mandar um e-mail para elenco@dpetalento.com.br  falando que tem interesse em ser figurante para  produtora Lina.

Erros clássicos.
– Nunca ligue para uma produtora perguntando o preço do filme, o preço varia com o trabalho que ele vai dá. Isso demonstra uma fragilidade da sua parte.
– Produtora não entrega o filme para a emissora, a agência que faz isso.

Dicas de sites:

ancine.org.br

apro.org.br

Contato: mauricioxavier@rx30.com.br
@m_xavier_rx30

Karen Uchôa

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