5 ações do Facebook que deram certo

Lançado em 4 de fevereiro de 2004 fundado por Mark Zuckerberg o Facebook atinge todo o mundo. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade de Harvard e hoje aparece como 1º colocado dos sites mais acessados do mundo, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de abril. Diversas empresas aproveitam essa poderosa rede social como ferramenta para fazer ações promocionais na web.

Iremos listar 5 ações que deram certo:

1. The Like Machine | Coca Cola traz o Like do Facebook para a vida real

A coca- cola instalou um acampamento de verão em Israel e instalou o Like Machine em diferentes lugares – próximo a piscina, no restaurante, na sala de jogos entre outros ambientes. Pra ‘curtir’ um desses lugares, os visitantes encostavam um bracelete com um chip identificador na máquina e automaticamente era postada uma mensagem na sua página da rede social.

2. Whopper Sacrifice | Burguer King

Um dos cases favoritos do Festival de Cannes de 2009, onde o usuário tinha que “sacrificar” 10 amigos – excluí-los de sua lista no Facebook – em troca de um sanduíche Whopper. Os resultados e repercussão desta campanha foram incríveis. E mesmo depois do Facebook ter solicitado a remoção da ferramenta, o número de mídia espontânea saltou de 13 para 32 milhões de visualizações do aplicativo.

3. New Fiesta|Ford

A característica de modernidade do New Fiesta também levou a Ford utilizar formas de divulgação inéditas no País. Para lançamento de um novo veículo, o Facebook tem um papel importante na apresentação e na construção do conceito desse novo produto.

4. Pringles|Help the Overshares

Pensando nos usuários de redes sociais que compartilham informações desnecessárias, a marca desenvolveu um botão para Facebook, chamado “overshare” – uma espécie de alerta aos chatos. É possível baixar o botão “overshare” no site da campanha: ele ficará ao lado do botão de comentar as atividades dos amigos. Assim, o usuário pode avisar os “chatos” que eles estão exagerando no compartilhamento e uso da rede social. Entre um aviso e outro, existe a possibilidade de enviar um manual virtual com dicas como: “pensar antes de digitar”, “arrumar coisas legais para fazer”.

5. ATM de Trident

A Trident colocou na rua lado a lado as sóbrias ATMs de banco, nova campanha de Trident: “Relaxe, vamos rir mais”. A campanha chama atenção pelo seu colorido e pela interação inusitada. Ao invés de um cartão de banco, as pessoas passam o código de barras do produto e, ao invés de dinheiro, elas sacam risadas, registradas em vídeos, e levam pra casa camisetas com frases bem humoradas, desenvolvidas pela JWT.

Anúncios

One Response to 5 ações do Facebook que deram certo

  1. Edoan disse:

    Legal :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: